Ensino de Ciências: uma experiência da utilização do Moodle no 6º e 7º anos do ensino fundamental de uma escola pública
Abstract
RESUMO
Este relato de experiência apresenta uma análise da utilização do Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) – Moodle no ensino de Ciências. O principal objetivo foi avaliar o resultado da aprendizagem e o trabalho dos alunos dos 6º e 7º anos, do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Elpídio Reis de Campo Grande – MS, na disciplina de Ciências. O uso do Moodle promoveu habilidades de leitura, a interpretação das atividades e a troca de experiências entre os alunos. O ambiente permitiu também maior integração de conceitos, interação aluno/professor e formação de significados. Concluímos que o ambiente AVA – Moodle contribuiu para o crescimento do saber dos alunos, pois o comportamento de cada um se tornou estímulo para outro.
Palavras-chave: Moodle. Aprendizagem significativa. Ciências.
ABSTRACT
This experience report presents an analysis of the use of the Virtual Learning Environment (VLE) - in Science education Moodle. The main objective was to evaluate the result of learning and collaborative work of students in 6th and 7th grades, from elementary school to a public school in Campo Grande - MS, in the discipline of Sciences. The use of Moodle promoted reading skills and interpretation of activities and exchange of experiences among students. The environment also allowed greater integration of concepts, interaction student / teacher training and meanings. We conclude that the AVA environment - Moodle contributed to the growth of knowledge of the students, because the behavior of each became stimulus to another.
Keywords: Moodle. Meaningfull learning. Science.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.