Ensino de Ciências: uma experiência da utilização do Moodle no 6º e 7º anos do ensino fundamental de uma escola pública

Authors

  • Neila Andrade Tostes Lopez Santos Semed

Abstract

RESUMO

Este relato de experiência apresenta uma análise da utilização do Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) – Moodle no ensino de Ciências. O principal objetivo foi avaliar o resultado da aprendizagem e o trabalho dos alunos dos 6º e 7º anos, do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Elpídio Reis de Campo Grande – MS, na disciplina de Ciências. O uso do Moodle promoveu habilidades de leitura, a interpretação das atividades e a troca de experiências entre os alunos. O ambiente permitiu também maior integração de conceitos, interação aluno/professor e formação de significados. Concluímos que o ambiente AVA – Moodle contribuiu para o crescimento do saber dos alunos, pois o comportamento de cada um se tornou estímulo para outro.

 

Palavras-chave: Moodle. Aprendizagem significativa. Ciências.

 

 

ABSTRACT

 

This experience report presents an analysis of the use of the Virtual Learning Environment (VLE) - in Science education Moodle. The main objective was to evaluate the result of learning and collaborative work of students in 6th and 7th grades, from elementary school to a public school in Campo Grande - MS, in the discipline of Sciences. The use of Moodle promoted reading skills and interpretation of activities and exchange of experiences among students. The environment also allowed greater integration of concepts, interaction student / teacher training and meanings. We conclude that the AVA environment - Moodle contributed to the growth of knowledge of the students, because the behavior of each became stimulus to another.

 

Keywords: Moodle. Meaningfull learning. Science.

Published

2014-07-21

Issue

Section

Relato de experiência profissional