O trabalho do coordenador pedagógico, um mediador, pesquisador e suas intervenções
Abstract
RESUMO
Para identificar o verdadeiro papel do coordenador pedagógico, bem como, para que o mesmo possa desenvolver seu trabalho frente aos novos desafios de aprendizagem, é fundamental que antes de qualquer coisa, o mesmo se aproprie de novos conhecimentos significativos para sua função. Conhecimento este que é construído - desconstruído e reconstruído através da pesquisa, da capacitação, sempre por meio do senso crítico. O projeto “Coordenador Mediador: Pesquisa e Intervenção com alunos do Ensino Fundamental I” traz a convicção de que o aluno é o “centro do processo educativo” e cabe ao professor, juntamente com a coordenação pedagógica, ser agente ativo, mediador entre o aluno e o conhecimento. Já o projeto “Coordenador Mediador: Autoestima e Vontade de Aprender”, também elaborado pela autora, vem contribuir com o despertar pelo interesse e a motivação na busca pelo conhecimento, pois a capacidade de aprendizagem pode ficar afetada em caso de perturbação emocional da criança.
Palavras-chave: Coordenador. Mediador. Intervenção.
ABSTRACT
To identify the true role of pedagogical co-ordinator, and that the co-ordinator can develop their work observing the new challenges of learning, is essential that before anything else, that the co-ordinator seek new knowledge to their function. This knowledge is organize – disorganize and reorganize through the research, training, always through the critical thinking. The project “Irtermediary Co-ordinator: Research and Intervention with students from Elementary School" brings the conviction that the student is the " aim of the educational process " and is the teacher, with the pedagogical co-ordination, being active agents, intermediaries between the student and knowledge. Furthermore the project "Irtermediary Co-ordinator: Self-esteem and pleasure to learn", also made by this author, contributes to awaken the interest and motivation in the search for knowledge, because learning ability may be affected when there is a disturbance emotional of child.
Keywords: Engineer. Estates. Intervention.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.