A autoria e a colaboração na aprendizagem da matemática por meio do recurso pedagógico do facebook
Abstract
RESUMO
Este relato trata de uma experiência de mediação pedagógica da disciplina de Matemática, especificamente no estudo da Álgebra, no Ensino Fundamental, por meio da rede social – Facebook. A finalidade deste trabalho foi refletir sobre a inserção desta rede social como recurso pedagógico, enfatizando a interação, a colaboração, a autonomia e a autoria. Esta experiência demonstra que a construção do conhecimento unindo ambientes presencial e virtual, além de desenvolver a colaboração, a autoria e a autonomia, desperta o interesse dos educandos e proporciona o desenvolvimento de habilidades para a utilização dos recursos tecnológicos intra/extraclasse. Participaram desse estudo alunos do 8º ano-turma B da Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass de Campo Grande MS. Por meio da pesquisa empírica, foram realizadas duas questões para descobrir qual a rede social preferida dos alunos, na sequência, foi criado um grupo secreto no Facebook para interação entre a professora e os alunos. Foram anexadas nesse grupo, atividades associadas a jogos em sala de aula, produção de textos, vídeos, páginas da web, contextualizadas com o cotidiano da escola. Ficou claro que os alunos conhecem e utilizam a rede social, a partir dessa percepção aproveitou-se o interesse dos alunos para a elaboração e o desenvolvimento das atividades de Matemática. Esta experiência demonstrou que a construção do conhecimento, além de desenvolver a colaboração, a autoria e a autonomia, despertou o interesse dos educandos, e proporcionou o desenvolvimento de habilidades para a utilização dos recursos tecnológicos intra e extraclasse.
Palavras-chave: Aprendizagem da Matemática. Rede social na educação. Facebook na educação.
ABSTRACT
This report is a pedagogical mediation experience the discipline of mathematics, specifically in the study of algebra in elementary school, through social network - Facebook. The purpose of this study was to reflect about the inclusion of this social network as a teaching resource, emphasizing the interaction, collaboration, autonomy and authorship. This experiment demonstrates that the construction of uniting knowledge and virtual environments, and develop collaboration, authorship and autonomy, arouses the interest of students and provides skill development for the use of intra / extra-class technological resources. Participants were students of the 8th grade class-B of the Municipal School Pr. Fauze Scaff Gattass Campo Grande MS. Through empirical research, two issues were held to find out what the preferred social network of students, following a secret Facebook group for interaction between the teacher and the students was created. In this group were annexed activities associated with games in the classroom, producing texts, videos, web pages, contextualized with the school routine. It was clear that students know and use social networking, from the advantage of this perception - if the student interest for the preparation and development of mathematics activities. This experiment demonstrated that the construction of knowledge, and develop collaboration, authorship and autonomy, aroused the interest of students and promoted the development of skills for the use of intra-and extra-class technological resources.
Keywords: Learning of Mathematics. Social networking in education. Facebook in education.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.