A formação continuada dos professores das classes de alfabetização de uma escola em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS
Abstract
O presente artigo foi elaborado para avaliação final da disciplina Formação de Professores em Alfabetização, ministrada no Programa Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e partiu da problemática: qual é a formação dos professores alfabetizadores de uma Escola em Tempo Integral da Rede Municipal de Campo Grande-MS. O objetivo da pesquisa foi investigar a formação continuada das professoras que atuam no 1°, 2° e 3° anos do Ensino Fundamental de uma Escola em Tempo Integral da Rede Municipal de Campo Grande-MS. Participaram da pesquisa sete professoras que atuam no ciclo da alfabetização. A metodologia da pesquisa consistiu no levantamento bibliográfico, a coleta de dados com aplicação de questionário, cuja análise e discussão dos dados tiveram enfoque qualitativo. Com base nas análises realizadas e o apoio da revisão de literatura fundamentada por Nóvoa (1991, 1995, 1998, 2002 e 2003), Tardif (2002), García (1999), Morais (2012), Soares (2003) e Kleiman (2005), conclui-se que as professoras alfabetizadoras atuantes no 1°, 2º e 3° anos do ensino fundamental recebem formação continuada tanto dentro da instituição que atuam, como também participam fora do contexto escolar, evidenciando avanços no processo de alfabetização e letramento dos alunos.
Palavras–chave: Formação Continuada. Alfabetização. Escola em Tempo Integral.
Abstract
This article was prepared for final evaluation of the course Teacher Training Literacy Program taught in Professional Masters in Education from the State University of Mato Grosso do Sul and left the issue : what is the training of literacy teachers a School Full-Time Network Hall of Campo Grande. The objective of the research was to investigate the continuing education of teachers who work on 1st, 2nd and 3rd year of elementary school of a School -Time Integral Municipal Campo Grande - MS. Participants were seven teachers who work in the cycle of literacy.
The research methodology consists of the literature, data collection using a questionnaire, whose analysis and discussion of the data were qualitative approach. Based on analyzes and support the literature review supported by Nóvoa ( 1991, 1995 , 1998, 2002 and 2003 ) , Tardif (2002 ) , Garcia (1999 ) , Morais (2012 ) , Soares (2003 ) and Kleiman (2005 ) concludes that the literacy teachers working in the 1st to 3rd years of primary school receive continuing education both within the institution they serve, as well as participate in outside of the school context , highlighting advances in the process of literacy and literacy of students .
Keywords: Continuing Education. Literacy. School Full-Time.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.